terça-feira, 10 de agosto de 2010

Não se faz mais MTV como antigamente

Nos últimos dias fiquei sem internet. Algo bom e ruim. A parte ruim é que temos a sensação de ter perdido contato com o resto do mundo. O que prova como o ser humano pode se tornar dependente de algo, em tão pouco tempo. O lado bom é que além de ficar livre desta “cadeia virtual”, fiz algo que não fazia com a mesma frequência de antes, assistir TV. Há uns nove anos poderia ser considerada viciada em TV, mas com a internet deixei a telinha um pouco de lado. E, tenho a plena consciência de que não sou a única.

Porém, este discurso todo tem um propósito. Nesta minha dedicação, dei um pouco mais de atenção a um canal que já foi minha paixão, e, local de trabalho dos sonhos. Estou falando da MTV Brasil. Lembro perfeitamente que, a primeira vez em que ouvi falar deste canal irreverente, foi através da prima de uma grande amiga. Ela sempre falava a respeito do programa “Os piores clipes do mundo” apresentado por Marcos Mion. Isso era no final da década de 1990, era algo realmente revolucionário, afinal, o cara entrava nos videoclipes. Viva o Chroma Key. Nesta época éramos todos adolescentes, e nem um pouco entendidos de TV, ficávamos imaginando como o Mion “entrava” no clipe do Red Hot. Simplesmente genial!


Passaram-se os anos, nós crescemos e descobrimos como o Mion se inseria no clipe. A MTV também cresceu e apareceu. Deixou de ser o canal irreverente para se tornar sinônimo de música de qualidade. Reality show na casa de ninguém menos que Ozzy Osbourne, VMB’s, Didi Wagner, Edgar Piccoli, Sarah oliveira, Cazé Peçanha, Marina Person, e claro, Disk MTV. Todo mundo corria pra frente da TV, às 18h00, pra ver a parada de clips mais disputada da TV. Ter um de seus clipes entre os dez mais pedidos era o sonho de toda e qualquer banda.

Alguns dos principais Vj's que já passaram pela casa

Mais uma vez passaram-se os anos, a programação da MTV mudou, vieram novos vj’s. mas, ainda enfatizando a ideia inicial: música, música e música. Quantos “Luais MTV” são inesquecíveis, quantos “Acústicos” gravados. Fernanda Lima fazendo a galera beijar na boca no “Fica Comigo” e Daniela Cicarelli desvendando os bastidores em “Daniella no país da MTV”. Depois o “Fica Comigo” virou “Beija Sapo”, que deixou de ser de Fernanda e passou para Daniela, que por fim não foi de mais ninguém....

Marcos Mion saiu, voltou, saiu de novo. Marina e Cazé? Apenas pequenas aparições na programação. Penélope parou de falar sobre o que mais sabia: sexo. Até o início do ano perambulava pelas ruas de São Paulo acompanhada de um bando de adolescentes coloridos, como professora em excursão com sua turma....João Gordo já não nos proporcionava momentos inesquecíveis, como sua briga com Dado Dolabella. Vários outros nomes passaram, mas nenhum ficou.

"Tia Penélope" em sua excursão...

Hoje, assistindo ao canal, percebo que a MTV perdeu sua essência de música 24 horas no ar. Os vj’s não são mais interessantes como antes. Apenas Marina, Cazé e Léo Madeira resistem neste barco. Hoje as estrelas da emissora são Marimoon, a vj que muda de cor de cabelo, mais do que de roupa. Aliás, a moça precisa com urgência de um tratamento de fono, não entendo nada do que ela fala. Mas ao menos tem simpatia. Uma das companheiras de Mari é a Titi, garota que me passa a sensação de arrogância e prepotência, sem carisma e “traquejo pra coisa”. Marcelo Adnet e Dani Calabresa são mega talentosos, mas não estão ali para falar de música.

Mari (preciso de fono) Moon

Titi: Só estou aqui para aparecer

A música perdeu espaço, quase que total, para programas de humor, games, internet, internet e internet. Ok, que sei que temos que acompanhar a evolução das coisas, e o mundo hoje converge para a rede. Mas poxa MTV, não precisava mudar taaaaannnttttooo assim. Não precisa ser 24 horas de música no ar, mas pelo menos umas 10, 11, 12 .... Fica a dica.

Por isso, faço minhas as palavras de Caê (Caetano Veloso) no VMB 2004 : “ eMeTeVê, bota essa porra pra funcionar”!!!!!

6 comentários:

Lara disse...

É, e já não se fazem mais programas como antigamente...agora tá tudo mudado!! Parabéns pelo post!!

Lucas Ribeiro disse...

Olá, Najela!
Bons tempos os da MTV no fim dos 90, início dos 2000... Que bom refrescar a memória com o seu post!

Beijos e sucesso!
Lucas Ribeiro

Fernanda Oliveira disse...

A briga do gordo com o Dado foi inesquecível mesmo...

tive até que relembrar aqui no youtube...kkkkkkk

belo post

Unknown disse...

Nossa, a MTV já não me agrada há um bom tempo...Assim como a Fernanda, recorri ao youtube pra relembrar os bons tempos do canal!

Adorei o texto!

Carolina Fernandes disse...

Naná, realmente a MTV mudou (para pior). Hoje, o único programa que consigo assistir é o Quinta Categoria. Apenas! Sinto falta daquela MTV de anos atrás... Parabéns pelo post!!

Ste Costa disse...

Eu penso assim... nós crescemos e por isso não gostamos mais de alguns programas.
Vjs como a Marimoon são pra um público super "teenage" o qual não me encaixo mais já que tenho 24 anos.
Mas em compensação existem vários outros programas que eu gosto muito e que já são pra uma galera "mais velha" como Debate MTV (Lobão), Lobotomia, Comédia MTV, Furo MTV, Viva MTV (Marina Person), Top Top (Marina e Léo), Notícias MTV (Cazé)... enfim...
ah! A Penélope ainda continua na MTV, agora apresentando o Programa a dois.
E a música ainda é essência...só de MTV Lab (clipes diretão) tem pelo menos umas 15h!=)
Abs