Porém, este discurso todo tem um propósito. Nesta minha dedicação, dei um pouco mais de atenção a um canal que já foi minha paixão, e, local de trabalho dos sonhos. Estou falando da MTV Brasil. Lembro perfeitamente que, a primeira vez em que ouvi falar deste canal irreverente, foi através da prima de uma grande amiga. Ela sempre falava a respeito do programa “Os piores clipes do mundo” apresentado por Marcos Mion. Isso era no final da década de 1990, era algo realmente revolucionário, afinal, o cara entrava nos videoclipes. Viva o Chroma Key. Nesta época éramos todos adolescentes, e nem um pouco entendidos de TV, ficávamos imaginando como o Mion “entrava” no clipe do Red Hot. Simplesmente genial!
Mais uma vez passaram-se os anos, a programação da MTV mudou, vieram novos vj’s. mas, ainda enfatizando a ideia inicial: música, música e música. Quantos “Luais MTV” são inesquecíveis, quantos “Acústicos” gravados. Fernanda Lima fazendo a galera beijar na boca no “Fica Comigo” e Daniela Cicarelli desvendando os bastidores em “Daniella no país da MTV”. Depois o “Fica Comigo” virou “Beija Sapo”, que deixou de ser de Fernanda e passou para Daniela, que por fim não foi de mais ninguém....
Marcos Mion saiu, voltou, saiu de novo. Marina e Cazé? Apenas pequenas aparições na programação. Penélope parou de falar sobre o que mais sabia: sexo. Até o início do ano perambulava pelas ruas de São Paulo acompanhada de um bando de adolescentes coloridos, como professora em excursão com sua turma....
Hoje, assistindo ao canal, percebo que a MTV perdeu sua essência de música 24 horas no ar. Os vj’s não são mais interessantes como antes. Apenas Marina, Cazé e Léo Madeira resistem neste barco. Hoje as estrelas da emissora são Marimoon, a vj que muda de cor de cabelo, mais do que de roupa. Aliás, a moça precisa com urgência de um tratamento de fono, não entendo nada do que ela fala. Mas ao menos tem simpatia. Uma das companheiras de Mari é a Titi, garota que me passa a sensação de arrogância e prepotência, sem carisma e “traquejo pra coisa”. Marcelo Adnet e Dani Calabresa são mega talentosos, mas não estão ali para falar de música.
Titi: Só estou aqui para aparecer
A música perdeu espaço, quase que total, para programas de humor, games, internet, internet e internet. Ok, que sei que temos que acompanhar a evolução das coisas, e o mundo hoje converge para a rede. Mas poxa MTV, não precisava mudar taaaaannnttttooo assim. Não precisa ser 24 horas de música no ar, mas pelo menos umas 10, 11, 12 .... Fica a dica.
Por isso, faço minhas as palavras de Caê (Caetano Veloso) no VMB 2004 : “ eMeTeVê, bota essa porra pra funcionar”!!!!!
6 comentários:
É, e já não se fazem mais programas como antigamente...agora tá tudo mudado!! Parabéns pelo post!!
Olá, Najela!
Bons tempos os da MTV no fim dos 90, início dos 2000... Que bom refrescar a memória com o seu post!
Beijos e sucesso!
Lucas Ribeiro
A briga do gordo com o Dado foi inesquecível mesmo...
tive até que relembrar aqui no youtube...kkkkkkk
belo post
Nossa, a MTV já não me agrada há um bom tempo...Assim como a Fernanda, recorri ao youtube pra relembrar os bons tempos do canal!
Adorei o texto!
Naná, realmente a MTV mudou (para pior). Hoje, o único programa que consigo assistir é o Quinta Categoria. Apenas! Sinto falta daquela MTV de anos atrás... Parabéns pelo post!!
Eu penso assim... nós crescemos e por isso não gostamos mais de alguns programas.
Vjs como a Marimoon são pra um público super "teenage" o qual não me encaixo mais já que tenho 24 anos.
Mas em compensação existem vários outros programas que eu gosto muito e que já são pra uma galera "mais velha" como Debate MTV (Lobão), Lobotomia, Comédia MTV, Furo MTV, Viva MTV (Marina Person), Top Top (Marina e Léo), Notícias MTV (Cazé)... enfim...
ah! A Penélope ainda continua na MTV, agora apresentando o Programa a dois.
E a música ainda é essência...só de MTV Lab (clipes diretão) tem pelo menos umas 15h!=)
Abs
Postar um comentário