quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Depois da vuvuzela...

O cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown está sempre se reinventando e, principalmente, inventando. Seja no visual, mas principalmente, na música o baiano sempre é notícia. Com a aproximação da Copa do Mundo 2014, Carlinhos volta à mídia trazendo uma novidade para o mundial. A bola, ou melhor, o instrumento da vez? A caxirola. O nome é estranho, mas sua concepção e objetivo são bem simples.


Carlinhos criou a caxirola com a intenção de que ela tome conta dos estádios durante os jogos da Copa, assim como foi com a irritante, porém inesquecível vuvuzela. A caxirola, instrumento genuinamente brasileiro, teve sua concepção a partir do caxixi. Este é chocalho feito à base de palha trançada e cabaça. Em seu interior há sementes secas que, quando sacudidas, emitem um som bem característico. O caxixi, até então, era usado exclusivamente na capoeira. A caxirola foi desenvolvida com plástico, em tons variados.



Algumas versões da caxirola: já escolheu a sua?


Em entrevista coletiva, realizada em Salvador, no início da semana, Carlinhos Brown apresentou a caxirola. " A caxirola vem como a filha mais nova da vuvuzela, mas com o formato, design e sonoridade diferentes. Baseada no caxixi, instrumento usado no toque do berimbau da capoeira, criei a caxirola, como uma forma de amplificar a alegria de torcer", afirmou Carlinhos.

Caxixi: o embrião da caxirola

O artista contou ainda que com o novo instrumento também é possível repercutir o som das águas. Especula-se que já nos próximos meses a criação de Carlinhos já possa ser vista nos estádios brasileiros, como um ensaio para o grande evento de 2014. E então, você acha que fará tanto sucesso quanto a vuvuzela??

E para matar a saudade....



FOTOS: Divulgação



Nenhum comentário: